Monday, November 24, 2008

Diferentes Tipos de Bento

Apesar de estudarmos no Porto não trocamos os "v's" pelos "b's" e não vamos falar de brisas ou vendavais, mas sim dos diferentes tipos de bentos japoneses.

Existem diversos tipos de bentos e cada um deles tem uma "função" diferente.

Makunouchi bento: para refeições mais formais, preparados para serem comidos à mesa. É o tipo de bentos que se encontram em restaurantes, preparados em caixas lacada elegantes.

Kouraku bento: são bentos de picnic, que são feitos para partilhar com um grupo de pessoas ao ar livre, muito popular na Primavera com o aparecimento das flores de cerejeira (Japão).

Ekiben (diminutivo de eki bento): "lancheiras" vendidas em estações de comboio para os viajantes. Hoje em dia também se pode comprar ekiben em diversos sítios, tais como supermercados e lojas de conveniência.
Ultimamente, o tipo de bento que tem ganho bastante destaque fora do Japão é denominado por "cute bento, "art bento" ou "entertaining bento", extremamente elaborados, são pequenas obras de arte, tal como referimos no post anterior. Muitas vezes são feitos pelas mães para os filhos pequenos, de forma a entusiasma-los a comer. Os recreios chegam a ser arenas de competição entre as mães, que se esmeram para criar o melhor bento.
E, por fim, temos o "bento do dia-a-dia" sendo o mais simples de todos e que a maioria das pessoas leva para o trabalho ou para a escola. Convém salientar que a maioria dos japoneses não passa horas a elaborar o seu bento e que os "art bento" são, principalmente, um passatempo.
Mais informações sobre bentos: --->Click<----

No comments: