Saturday, October 20, 2007

Comunicação 'Animada'



Haverá forma mais simpática de comunicar e sensibilizar para temas sérios do que através dos desenhos animados?e se a estes juntarmos uma voz conhecida de Hollywood? O resultado é um vídeo apelativo, narrado por quem é capaz de influenciar muitas opiniões. Uma boa ideia para os portugueses adoptarem. Por enquanto ficam aqui dois vídeos em inglês, um sobre anorexia, narrado por Julianne Moore, outro sobre bulimia, narrado por Catherine Zeta-Jones.

2 comments:

mattita said...

Na minha opinião, os vídeos parecem-me muito bem conseguidos ao nível da concepção, mas como espectadora sinto-me muito mais impressionada por um vídeo com pessoas reais como este : http://www.youtube.com/watch?v=l7G0ENIwIpg . Contudo provavelmente um vídeo deste género é ignorado ou não é visto até ao fim por pessoas que efectivamente sofrem destes problemas, expoem-nas talvez demasiado ou são-lhes muito penosos. Penso que a utilização de BD poderá alcança-las a elas de uma forma mais efectiva, e não tanto às pessoas que as rodeiam. A questão parece-me ser, quem queremos atingir? As pessoas que sofrem destes problemas, ou as pessoas que as rodeiam? Parabéns por mais um excelente post!

Elisabete Catarino | Rui da Silva said...

Olá Marta, obrigado pela dentadinha e pela sugestão do vídeo. De facto as imagens reais ferem mais sensibilidades que as animadas. Concordamos com a tua opinião e achamos também que os filmes animados podem ser uma boa ferramenta para usar com crianças e públicos alvos mais "frágeis", embora por vezes o choque seja uma boa terapia e uma boa forma de atingir o público, devendo sempre haver uma avaliação prévia do mesmo.