Wednesday, October 3, 2007

Comunicação Embalada

Mais uma ida ao supermercado... A confusão do costume, pessoas, carrinhos, coisas e mais coisas, o que levar?

Esta rotina banal e estes movimentos mecânicos são muito importantes pois definem os alimentos que vamos ter disponíveis em casa.


A forma como percebemos um produto e o que esperamos dele não se baseia exclusivamente nas suas qualidades. Desta forma, sem a embalagem seria muito difícil diferenciar um produto de outros similares.


A embalagem dos alimentos influencia de maneira notável as nossa vidas, mais do que qualquer outro sector do design, com possível excepção da publicidade. Chegamos a um ponto em que confiamos no invólucro para comunicarmos informação sobre o produto e para nos ajudar a tomar decisões quando temos que escolher entre a enorme variedade de produtos num supermercado.

Devido ao aumento do número de dietas e estas tornarem-se cada vez mais diversificadas (alimentamo-nos com cozinha de todo o mundo) e específicas (macrobióticas, sem glúten, etc…) a embalagem foi-se desenvolvendo para mostrar e diferenciar esta ampla variedade.

Dois produtos semelhantes com o mesmo preço. Qual escolherias? Aquele com embalagem cuidada ou aquele que tivesse uma embalagem foleira?

2 comments:

mattita said...

Antes de maais PARABÉNS! Adorei o nome do vosso blog e a ideia! Muitas felicidades para esta iniciativa e pela inovação!
Quanto á pergunta, não consigo responder linearmente... A embalegem é sem dúvida uma das primeiras "cartas" de apresentação do produto e parece-me um aspecto essecial na escolha do mesmo. Mas não o único. Se me disserem que o produto da embalagem "foleira" até tem um aspecto caseiro, de confiança e é mais barato então se calhar ia por aí, embora me considere uma pessoa sensível e que valoriza o design. Contudo geralmente este parece acrescer ao preço, talvez porque ainda não seja merecidamente valorizado pela própria indústria, e mais encarado como um "luxo". Algo que está certamente e felizmente a mudar... O vosso blog é um bom exemplo disso! Mais uma vez parabéns!

Elisabete Catarino | Rui da Silva said...

Olá Marta, pedimos desculpas pela demora na resposta e muito obrigado pelas felicitações.
Com este post queremos demonstrar que a embalagem pode ser uma forma de comunicar o produto e que surge juntamente com a necessidade de valorização e diferenciação do mesmo.
O comércio evolui, a competição entre produtos aumenta e mesmo sem nos apercebermos somos influenciados por elas. O preço continua a ser o factor com mais peso na decisão, mas a embalagem começa a deixar de ser apenas o invólucro do alimento e passa a ser uma mais valia.