Friday, December 28, 2007

Comidas Estranhas


Ao investigar alguns blogs encontramos um post interessante sobre 7 alimentos estranhos, achamos piada à selecção feita pelo autor e decidimos partilhar com vocês.

Post: 7 Alimentos Estranhos Que Nunca Ouviram Falar

Tuesday, December 25, 2007

Feliz Natal

Monday, December 24, 2007

Dieta Atrás das Grades


O artigo "Taste, Nutrition and a Tough Crowd" no jornal "Chicago Tribune" refere que a má comida nas prisões causa motins e a boa torna os presos mais bem comportados.

"Entre 1900 e 1995, 40 dos 1334 motins existentes nas cadeias norte-americanas deveram-se à comida que era servida."

Alimentos como espinafres não são utilizados porque podem ser secos e depois usados para fumar, a fruta é mantida debaixo de olho, pois os presos podem deixá-la fermentar, por isso muitas vezes é substituída por sumo de laranja enriquecido...

Wednesday, December 19, 2007

Tabela das Baixas Calorias


Abaixo das 100 kcal por 100g... Clica e vê!


Monday, December 17, 2007

Lucros Obesos



Com o aumento da Obesidade em todo mundo "nem tudo é mau". Não foram só os valores de colesterol, ou o número de pessoas com diabetes e problemas cardiovasculares que aumentaram, também aumentaram os lucros de muitas empresas.

Surgiram novos produtos que ganham cada vez mais lugar no mercado, palavras como "natural" e "saudável" perderam o significado.

Um artigo interessante:"Compliance of science"

Saturday, December 15, 2007

Privatização das Cantinas Escolares

Tuesday, December 11, 2007

As 20 Piores Comidas dos EUA



A revista "Men's Health" fez um Top das 20 piores comidas vendidas em restaurantes nos Estados Unidos.

Vídeo da apresentação do artigo no programa "Today" da NBC.

Monday, December 10, 2007

Inspecção das Lancheiras


Em Toronto, um grupo de crianças com alergias exige a inspecção das lancheiras para que estas não contenham nenhum alimento alergénico.

Academia Americana de Alergias, Asma e Imunologia estima que 2 a 4% de crianças e 1 a 2% dos adultos são alérgicos a alguns alimentos.

Fonte: canada.com

Saturday, November 24, 2007

1, 2, 3 Uma Colher de Cada Vez

Ana e Fernando são crianças de oito anos com origens muito diferentes: Ana vem de um meio social modesto, vive só com a mãe e por vezes falta-lhe comida na mesa; Fernando pertence a uma família abastada e de mesa farta.
No entanto, fartura não significa para Fernando variedade alimentar e ele chega mesmo a ser insolente e mal-criado. Mas os alimentos vão ganhar vida e dar uma lição às duas crianças, criando-se entre elas uma relação de forte amizade. Um peça sobre os cuidados a ter com a alimentação e a necessidade de levar uma vida saudável.

... actualmente em exibição no Teatro Tivoli, em Lisboa. Em breve estará em exibição na Exponor, no Porto.

Ficha Técnica
Título: 1,2,3 Uma Colher de Cada Vez
Autor: Cláudio Figueira
Encenação: Carlos
Arthur Thiré e Cláudio Figueira
Elenco:
Ana Rita Inácio, Carina Rosas, Dino, Francisco Rebelo de Andrade, João Ascenso, Joana Dobrões, Joana Almeida, José Lobato, Márcia Cardoso, Roberto Areco, Tiago Retrê e João Zhoraide
Coreografia: Cláudio Figueira
Produção: Plano 6
Género: Musical

Friday, November 16, 2007

Preços da alimentação disparam...

... e obrigam as pessoas a lutarem pela sua sobrevivência.

A semana passada, na China, três pessoas morreram esmagadas pela multidão, que entrou descontrolada num hipermercado Carrefour, tudo isto porque este hipermercado fez uma promoção no óleo alimentar.



Ao ouvirmos esta notícia ficamos incrédulos, e faz-nos pensar n0 rumo que a Humanidade está a seguir. Ao mesmo tempo que se luta contra a falta de alimento e contra a fome, luta-se também contra a obesidade e os excessos, esperemos que o equilíbrio seja alcançado rapidamente...

Wednesday, November 14, 2007

Brincar com Coisas Sérias

Fast Food em Jogo


Alimentar clientes famintos... com Fast Food, claro, no jogo de computador Stand O'Food. Se calhar, uma boa ideia para utilizar numa estratégia de incentivo a alimentação saudável.

Monday, November 12, 2007

Buy a Meal, Give a Meal

Várias cadeias de fast-food (KFC, Pizza Hut, Taco Bell, ...) unem-se na luta contra a fome e esperam angariar dinheiro, para o Programa Alimentar Mundial, suficiente para alimentar meio milhão de pessoas. Mais uma vez vemos o menos saudável pelas causas mais nobres.

Saturday, November 10, 2007

Vida Interrompida

"Adivinhem quem é?
O meu cabelo está a cair e a crescer no meu corpo...para me manter quente.
As minhas gengivas estão a regredir.
O meu sistema reprodutivo está dormente...ou morto.
Tenho uma corcunda porque os meus músculos não conseguem suportar o pescoço.
Sofro de obstipação extrema.
Tenho uma chaga no cóccix devido à fricção na cama.
Sou uma senhora de 80 anos, perguntam vocês?
Não, sou um homem de 35."

- Escrito no blog d Jeremy a 15 de Junho de 2007





Para saber mais sobre este caso "Boy, Interrupted":
- Artigo escrito por Kevin Hoffman
- Vídeo disponibilizado no youtube
- Blog: Jeremy's Journey: A male's battle with Bulimia and Anorexia

Verdadeira Beleza

Thursday, November 8, 2007

I'm a Boy Anorexic



No início da ano, investigadores de Harvard publicaram um estudo sobre doenças mentais onde estão incluídas as doenças do foro alimentar. Descobriu-se que 25% dos casos de anorexia e bulimia e 40% de "binge eaters" são homens.

“These disorders are less common in men, but maybe not quite as rare as we once thought,” diz Dr. James I. Hudson, o autor principal do estudo.

Tuesday, November 6, 2007

Sad Diet

Monday, November 5, 2007

Super-Heróis ou só Heróis?


Falando de estratégia publicitária, é de lembrar a campanha 'Heróis por uma Causa'.

Esta campanha distribuiu este Verão 40 fatos de protecção a bombeiros, no valor de aproximadamente 1000 euros cada, e teve como um dos patrocinadores principais (para além da TVI e Intermarché/Ecomarché), a empresa Unilever, tão comentada nos nossos blogs. Aliás, apenas comprando produtos Unilever em packs (Knorr, Gallo, Vaqueiro, Lipton, Becel, Calvé, Planta, Olá) se contribuía para uma causa tão nobre! Que de facto foi significativa, os valores falam por si. Desnecessário seria o compromisso de compra de um produto tão dispensável à saúde individual, em troca de um contributo para um bem comunitário tão indispensável.
Sem dúvida, uma publicidade subtilmente transmitida.
Mas pormenores ficam na gaveta... continuamos nobres cidadãos, consequentemente, nobres consumidores de uma causa justa.

Friday, November 2, 2007

1ª Sondagem na Lancheira

Chegou ao fim a primeira sondagem na Lancheira. Aqui estão os resultados.

Dou muita importância à embalagem dum alimento?

Obrigado a todos os que participaram. Admirados com o resultado? Nós nem por isso...

Antes e Depois...

Com tanta publicidade a dietas e produtos de emagrecimento as pessoas esquecem o que acontece imensas vezes na realidade.

Thursday, November 1, 2007

Pumpkin Pi

Saturday, October 27, 2007

The Fast Food Song

Não resistimos e tivemos de partilhar com vocês...



Artist: Fast Food Rockers
Song: Fast Food Song


Lyric:
Can I take your order please?

Let's eat to the beat

(Chorus)
A pizza hut a pizza hut
Kentucky fried chicken and a pizza hut
A pizza hut a pizza hut
Kentucky fried chicken and a pizza hut
McDonalds McDonalds
Kentucky fried chicken and a pizza hut
McDonalds McDonalds
Kentucky fried chicken and a pizza hut

You like it you love it
You know you really want it
The voices I hear
Whenever you're around

I want it I need it
Nothing else can beat it
Hot and spicy
Whenever I'm in town (mm mm)

Enticing exciting
Aroma so inviting
And when it hits
Me, I wanna take you home
...

(Letra completa)

I Love Eggs

Tuesday, October 23, 2007

A comunicação da Dra. Denise Carreiro

A informação científica está acessível a um número cada vez maior de pessoas. O problema é que nesta mesma medida, aumenta o sensacionalismo e a confusão de conceitos e teorias. Em meios de informação generalistas, o senso comum mistura-se muito facilmente com as cientificidades. E é aqui que é necessária a intervenção de especialistas, para desmistificar e clarificar. O que não é tarefa fácil, numa matéria como a nutrição! O facto de se encontrar em plena fase de expansão científica, revela a imensa dificuldade em tornar imparcial a opinião dos nutricionistas.

Aqui deixámos um vídeo de uma nutricionista brasileira, a Dra. Denise Carreiro, que mostra a aliança que ela cria entre a explicação detalhada e científica e a sua própria convicção para questões como o consumo de leite de vaca e o consumo preferencial de manteiga a margarina. Questões estas que continuam a gerar bastante conflito entre nutricionistas...

Saturday, October 20, 2007

Comunicação 'Animada'



Haverá forma mais simpática de comunicar e sensibilizar para temas sérios do que através dos desenhos animados?e se a estes juntarmos uma voz conhecida de Hollywood? O resultado é um vídeo apelativo, narrado por quem é capaz de influenciar muitas opiniões. Uma boa ideia para os portugueses adoptarem. Por enquanto ficam aqui dois vídeos em inglês, um sobre anorexia, narrado por Julianne Moore, outro sobre bulimia, narrado por Catherine Zeta-Jones.

Thursday, October 18, 2007

"Comes" tudo o que vês na TV?

Todos os dias somos bombardeados com centenas de anúncios na televisão. A sociedade evolui e com ela as técnicas publicitárias também.
As abordagens ao consumidor variam e aprimoram-se, mas o objectivo mantém-se intacto.

Objectivo Final: CONSUMO

Na publicidade alimentar podemos destacar 2 correntes principais: a Funcionalista, que tenta vender o produto mostrando as suas características nutricionais e os benefícios que podemos tirar delas; e a Estruturalista apela ao social, ao cultural, aos sonhos e aos ideais. Em algumas publicidades podes ainda encontrar a fusão das duas vertentes, uma corrente Mista.







Deixamos-te uma mensagem: Não te esqueças que nem tudo o que vês na televisão é realidade... e isto aplica-se a ambas a correntes. Cabe-te a ti informares-te e decidir. A decisão final é sempre tua!

May the force be with you!

Wednesday, October 17, 2007

Mr. Lee - Uma Comunicação de Sucesso 4



Incrível adaptabilidade da embalagem e a capacidade fantástica que tem de transmitir o seu conteúdo ao consumidor.



Esperemos que este produto chegue urgentemente a Portugal, porque nós estamos ansiosos por ver esta obra de arte nas prateleiras dos nossos supermercados.


Na nossa opinião, a imagem do produto, definitivamente, conta e o comércio de produtos serve-se desta para sobreviver.


Nota: Imagens do Projecto Mr. Lee foram retiradas do livro "This Side Up" da Index Books.

Saturday, October 13, 2007

Mr. Lee - Uma Comunicação de Sucesso 3

Pormenor do código de barras. Genial!


Adaptação do antigo logótipo.

Tuesday, October 9, 2007

Mr. Lee - Uma Comunicação de Sucesso 2





Processo de criação da nova imagem sem perda da identidade inicial da marca.


Friday, October 5, 2007

Mr. Lee - Uma Comunicação de Sucesso 1

Com o post da embalagem queremos mostrar que a necessidade de comunicar passa pelo consumismo e pelo comércio desde sempre. A necessidade de chegar ao consumidor é uma das bases do marketing, utiliza todas as formas possíveis, sendo a embalagem um veículo fantástico para difundir mensagens e levar o consumidor a comprar.



Mr. Lee é uma marca de noodles comercializada e abstante conhecida na Suécia que sofreu uma remodelação para atingir mercados externos. A imagem acima retrata a embalagem antes de sofrer remodelação. Mais uma vez se comprova que a embalagem é uma das formas de comunicar sobre alimentação.

Wednesday, October 3, 2007

Comunicação Embalada

Mais uma ida ao supermercado... A confusão do costume, pessoas, carrinhos, coisas e mais coisas, o que levar?

Esta rotina banal e estes movimentos mecânicos são muito importantes pois definem os alimentos que vamos ter disponíveis em casa.


A forma como percebemos um produto e o que esperamos dele não se baseia exclusivamente nas suas qualidades. Desta forma, sem a embalagem seria muito difícil diferenciar um produto de outros similares.


A embalagem dos alimentos influencia de maneira notável as nossa vidas, mais do que qualquer outro sector do design, com possível excepção da publicidade. Chegamos a um ponto em que confiamos no invólucro para comunicarmos informação sobre o produto e para nos ajudar a tomar decisões quando temos que escolher entre a enorme variedade de produtos num supermercado.

Devido ao aumento do número de dietas e estas tornarem-se cada vez mais diversificadas (alimentamo-nos com cozinha de todo o mundo) e específicas (macrobióticas, sem glúten, etc…) a embalagem foi-se desenvolvendo para mostrar e diferenciar esta ampla variedade.

Dois produtos semelhantes com o mesmo preço. Qual escolherias? Aquele com embalagem cuidada ou aquele que tivesse uma embalagem foleira?